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Perguntas e respostas - Ativos - Furnas
UNIFICAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE: TIRE SUAS DÚVIDAS

Com a unificação da gestão da saúde prevista para maio de 2015, a Real Grandeza passará a administrar integralmente cerca de 41 mil beneficiários, mantendo as coberturas e benefícios já oferecidos atualmente por Furnas.

O Termo Aditivo ao Convênio da Real Grandeza com Furnas para unificação da Gestão da Saúde foi assinado pelo presidente de Furnas, Flávio Decat, e pelo presidente da Real Grandeza, Aristides Leite França, no dia 25 de agosto de 2014.

Para facilitar a compreensão do que representa a medida, preparamos um conjunto de perguntas e respostas:

BENEFÍCIOS

O que mudará para os beneficiários, que hoje utilizam o Plano de Saúde de Furnas, quando o plano migrar para a Real Grandeza?
Resposta – Em termos de benefício, não haverá mudança. O que vai mudar é a Operadora que passará a administrar o plano. Até o dia 30 de abril de 2015, o beneficiário entrará em contato com a Central de Atendimento RH de Furnas e, a partir do dia 1º de maio de 2015, com a Central de Relacionamento com o Participante (GRP) da Real Grandeza.

Haverá carência a ser cumprida na migração?
Resposta – Não haverá nenhuma nova carência.

O prazo de cobertura para os incentivados permanece o mesmo?
Resposta – Sim.

A regra para inclusão de dependentes será a mesma?
Resposta - Sim

A inclusão e a exclusão do empregado da ativa e de seus dependentes serão feitas pela Real Grandeza?
Resposta – Não. O preenchimento dos formulários para inclusão e retirada de dependentes, que atualmente é feito na Central RH de Furnas e encaminhada para a GAP (Gerência de Suporte à Gestão de Pessoas), continuará sendo feita pela Central RH, pois trata-se de cadastro de Furnas.

Os benefícios já adquiridos, como auxílio óculos, reembolso de medicamentos e as coberturas permanecerão os mesmos?
Resposta – Sim.

Meu dependente faz parte do Programa de Assistência Ambulatorial Multidisciplinar (PAAM). Este benefício será mantido?
Resposta - Sim.

Quem está inscrito no PAAM precisará solicitar uma nova inclusão na Real Grandeza?
Resposta – Não. A inclusão será automática.

Meu dependente está em Atendimento Médico Domiciliar Alternativa (AMDA) e a empresa não é credenciada da Real Grandeza. Como devo proceder?
Resposta - Todas as empresas que são credenciadas de Furnas para atendimento de AMDA também serão credenciadas pela Real Grandeza, a não ser que não haja acordo na negociação. Caso isso ocorra, a situação será resolvida sem prejuízo do atendimento.

Como fica o percentual de cobrança de coparticipação?
Resposta – Da mesma forma como vem sendo aplicado. No entanto, o que poderá ocorrer é uma alteração da coparticipação hospitalar para adequação à resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mas este procedimento não trará prejuízo para o beneficiário.

Continuaremos com o plano odontológico?
Resposta – Sim.

Caso precise de auxílio da Assistência Social, devo procurar o serviço em Furnas ou na Real Grandeza?
Resposta - Na Real Grandeza.

Quem fará as perícias domiciliares para prorrogação do benefício?
Resposta - A Real Grandeza.

As coparticipações e/ou eventuais débitos oriundos do plano de saúde continuarão a ser lançados no contracheque?
Resposta – Sim.

As regras para utilização do plano odontológico permanecem como antes? Haverá necessidade de perícia para autorização do tratamento?
Resposta - As coberturas permanecem as mesmas, assim como o valor do teto odontológico.
Informações sobre a gestão do benefício, a necessidade de autorização prévia e sobre a perícia serão divulgadas pela Real Grandeza.

REDE CREDENCIADA

A atual rede credenciada será automaticamente migrada para a Real Grandeza?
Resposta – Não. Os hospitais serão os mesmos, exceto os que não desejarem estabelecer parceria com a Real Grandeza. Quanto aos demais credenciados, serão selecionados pela Real Grandeza, que levará em conta sua atividade junto aos beneficiários, a fim de construir uma rede que assegure a qualidade dos serviços e a satisfação dos beneficiários.

O meu médico será credenciado?
Resposta – Não necessariamente, mas existe a possibilidade. A Real Grandeza realizará as análises técnicas pertinentes acerca do índice de suficiência (quantidade de credenciados x beneficiários na localidade) e da capacitação técnica dos prestadores de serviços, além do interesse do profissional, a fim de construir uma rede que assegure a qualidade dos serviços e a satisfação dos beneficiários.

Poderei solicitar/indicar credenciamento de algum profissional?
Resposta – Sim.

CONVÊNIO DE RECIPROCIDADE

Como ficará o convênio de reciprocidade?
Resposta - As empresas que desejarem firmar convênio com a Real Grandeza poderão negociar a parceria. No entanto, caso esse contrato não seja firmado, não haverá prejuízo para o beneficiário. Outro convênio, com oferta similar de credenciados, será disponibilizado pela Real Grandeza.

CONVÊNIO COM UNIMED

Como ficará o convênio com a Unimed?
Resposta - A Real Grandeza está em negociação com a Unimed. No entanto, caso o contrato não seja firmado, não haverá prejuízo para o beneficiário, pois outro convênio, com oferta similar de credenciados, será disponibilizado pela Real Grandeza.

CARTEIRA DO PLANO

Qual a validade das carteiras do Plano de Saúde?
Resposta - A próxima carteira emitida por Furnas terá validade até 30 de abril de 2015.

Onde poderemos pegar a nova carteira de Furnas com validade até 30 de abril de 2015?
Resposta - Será enviada da mesma forma como é feita todos os anos.

Quando receberei a nova carteira do plano da Real Grandeza?
Resposta - A carteira será encaminhada no mês de abril de 2015.

A numeração da carteira vai mudar?
Resposta – Não.

Possuo uma carteira adicional do Convênio de Reciprocidade ou UNIMED, fornecida por Furnas com validade até 2016. A partir do início da vigência da carteira da Real Grandeza, posso continuar utilizando essa carteira que Furnas me forneceu e que indica estar válida?
Resposta – As carteiras adicionais dos Convênios de Reciprocidade e UNIMED, fornecidas por Furnas,deverão ser devolvidas a Furnas, mesmo que o prazo de validade não tenha expirado.
Caso haja a utilização dessas carteiras a partir de 01/05/2015, será cobrado do beneficiário 100% da despesa realizada.

AUTORIZAÇÕES

A partir de quando as solicitações de autorização deverão ser encaminhadas à Real Grandeza? Resposta - Autorizações para eventos que ocorrerão a partir de 1º de maio de 2015 são de responsabilidade da Real Grandeza.

REEMBOLSO

O formulário de solicitação de reembolso (SR) – atualmente utilizado em Furnas – continuará o mesmo?
Resposta - Não. A Real Grandeza possui formulário próprio, que ficará à disposição de todos no momento da unificação.

Os reembolsos continuarão a ser entregues nas caixas do Escritório Central e nas regionais, via correio e malote?
Resposta - O procedimento para solicitação de reembolso e os locais de entrega da documentação serão divulgados pela Real Grandeza.

Como será realizada a devolução dos recibos originais e da documentação enviada para o reembolso?
Resposta - As regras do reembolso serão divulgadas pela Real Grandeza.

Havendo esquecimento de inclusão de documentação para solicitação de reembolso, a quem procurar?
Resposta - As regras do reembolso serão divulgadas pela Real Grandeza.

Os percentuais de reembolso hospitalar e ambulatorial permanecerão os mesmos?
Resposta - Sim.

Quem processará os reembolsos de acidente de trabalho?
Resposta - A Real Grandeza.

Onde devo solicitar prévia de reembolso?
Resposta - As regras do reembolso serão divulgadas pela Real Grandeza.

Os prazos para entrega da solicitação de reembolso e o pagamento permanecerão os mesmos?
Resposta - O prazo para entrega da solicitação de reembolso permanecerá o mesmo, ou seja, 180 dias a contar da execução do serviço. Quanto ao prazo para o crédito efetivo do reembolso, esse será divulgado pela Real Grandeza.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Qual o canal para dúvidas e atendimentos em geral sobre o benefício saúde?
Resposta – Central de Relacionamento com o Participante (21) 2528-6800, 0800-282-6800, MO: 851-6800, das 09:00 às 16:30 e pelo Call Center 24h da Real Grandeza, que ficará disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo número que será divulgado em breve e pelo e-mail grp@frg.com.br.

A Central RH de Furnas continuará a dirimir as dúvidas dos beneficiários?
Resposta - Em relação ao benefício saúde, não. Somente sobre os outros produtos do RH de Furnas.

Ainda tenho dúvidas. Onde posso procurar um atendimento presencial para saná-las: em Furnas ou na Real Grandeza?
Resposta - Até 30 de abril de 2015, em Furnas, por meio da Central de Atendimento, Coordenação de Saúde e dos Consultores de RH.
A partir de 1º de maio de 2015, na Central de Relacionamento com o Participante (GRP) da Real Grandeza.

RECLAMAÇÕES

Haverá algum tipo de ouvidoria em Furnas para este período de transição do plano?
Resposta - A Ouvidoria de Furnas continuará recebendo as manifestações quanto às coberturas. As reclamações e solicitações referentes à gestão do plano deverão ser dirigidas para a Ouvidoria da Real Grandeza.


PLAMES

Os percentuais de complementação do Plames permanecerão os mesmos?
Resposta – Sim. No entanto, poderá ocorrer uma alteração da coparticipação hospitalar para adequação à Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mas esse procedimento não trará prejuízo para o beneficiário.

Não sou vinculado ao Plames. Terei que aderir para continuar com o plano de saúde?
Resposta – Não.

Haverá aumento na mensalidade do Plames?
Resposta - O aumento das mensalidades continuará a ocorrer como habitualmente, ou seja, uma vez ao ano.

Haverá modificação em relação ao Plames e suas peculiaridades?
Resposta – O Plames não tem relação com o Plano de Saúde de Furnas, portanto, a migração do plano de saúde não altera o Plames.