Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aquiEncontre médicos, clínicas e hospitais
Informes
Covid-19 | Atualização para beneficiários
18/02/2022

Nesse combate, testagem é fundamental

O crescimento dos casos de Covid-19 ocasionados pela variante ômicron reforça a importância da testagem em massa para o combate da pandemia. Apenas com dados atualizados, que permitam acompanhar o espalhamento da doença, haverá capacidade para definir públicas de enfrentamento eficazes.
Hoje são utilizados, majoritariamente, três tipos de testes aplicados na detecção da doença:

Teste RT-PCR:
Considerado padrão-ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o tipo de teste mais confiável para o diagnóstico da Covid-19. A confirmação no RT-PCR é obtida através da detecção do RNA do Sars-Cov-2 na amostra analisada, coletada preferencialmente da raspagem de nasofaringe.
No RT-PCR, a amostra deve ser coletada a partir do terceiro dia do início dos sintomas até, no máximo, o décimo dia. Após esse período, a quantidade de RNA do Sars-Cov-2 tende a diminuir. Assim, o teste RT-PCR permite identificar o vírus quando está ativo no organismo, permitindo a adoção de medidas apropriadas.

Sorologia:
O teste de sorologia verifica a resposta imunológica do organismo. A obtenção do diagnóstico é realizada a partir da detecção da presença de anticorpos IgA, IgM e IgG em amostra de sangue do paciente.
É recomendada a realização desse teste ao menos dez dias após o aparecimento dos sintomas, uma vez que a produção de anticorpos pelo organismo ocorre após um período mínimo de contato com Sars-Cov-2.
A sorologia é menos precisa em comparação ao RT-PCR. Nem todo organismo produz anticorpos detectáveis pelos métodos atuais, aumentando as chances de falsos negativos. Não raro médicos solicitam uma nova coleta de pacientes negativados.

Testes Rápidos:
Os testes rápidos estão presentes em dois modelos: de antígeno e de anticorpo. A grande vantagem desse modelo é a rapidez na obtenção de resultados. Outro destaque é que esse tipo de testagem é facilmente adaptado para o autoteste.
O procedimento é parecido com os testes de farmácia para gravidez. Uma amostra de sangue é aplicada em uma lâmina de nitrocelulose e o resultado é mostrado de forma visual para o paciente em poucos minutos.
É preciso ressaltar, contudo, que os testes rápidos não apresentam a mesma sensibilidade e segurança em comparação com os demais. Segundo dados do Ministério da Saúde, os testes rápidos contam com uma taxa de erro de 75% em casos negativos.

No enfrentamento à pandemia, a testagem é fundamental. Através dos testes de covid-19 é possível conhecer melhor o comportamento do vírus e acompanhar suas mutações, elaborar políticas públicas mais eficazes e oferecer tratamento adequado aos pacientes.
Lembre-se: não espere os sintomas se agravarem. Caso você precise realizar o exame de detecção, entre em contato com a Real Grandeza pelo número presente em seu Cartão do Beneficiário e agende o seu teste para Covid-19.