Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Covid-19 | Atualização para beneficiários
Covid-19 | Atualização para beneficiários

Cumprir com rigor as medidas preventivas e manter o esquema vacinal

Após os avanços ocasionados no combate à pandemia, com a vacinação e consequente diminuição de casos, internações e óbitos, nova onda ocorreu, causada pela variante ômicron.

Com poder de contágio superior em comparação às demais cepas do Sars-Cov-2 conhecidas até agora, a ômicron ocasionou recordes de registro de casos e levou autoridades sanitárias a retomarem algumas medidas de restrições.

Dados mostraram que a ômicron é uma variante mais branda em comparação com as anteriores. E mais: os casos graves provocados pela variante - os que exigem internação nas Unidades de Terapia Intensiva - são em sua esmagadora maioria registrados entre os pacientes não vacinados.

De qualquer forma, importante redobrar a atenção às medidas de prevenção não farmacológicas ou seja, atenção à higienização das mãos, uso de máscara (preferencialmente PFF2) e distanciamento social.

Cumprir com rigor as medidas preventivas e manter o esquema vacinal em dia é a melhor forma de preservar sua saúde e daqueles à sua volta, em especial as crianças, grupo populacional cuja vacinação se iniciou no país apenas em janeiro de 2022.

Importante lembrar que, em conjunto com a pandemia de covid-19, o Brasil enfrenta epidemia a gripe Influenza.

Compartilhando de muitos sintomas comuns, a principal diferença entre a gripe Influenza e a Covid-19 está no tempo de manifestação. Enquanto a Influenza costuma ser intensa nas primeiras 48 horas, na Covid-19 os sintomas mais fortes costumam aparecer entre o quinto e sexto dia de infecção.

O tipo de tosse apresentado também ajuda a diferenciar as doenças. Na Covid-19 a tosse é intensa e persistente, enquanto na Influenza é uma tosse seca comum.

O resultado dessa combinação é o aumento da pressão sobre o sistema de saúde.

Longas filas, alta na ocupação de leitos e prejuízos ao atendimento de pacientes com outras doenças e problemas de saúde são problemas registrados por todo país.  Quadro que vem piorando com o crescente número de médicos e enfermeiros afastados em razão da Covid-19.

As medidas para prevenir o contágio por essas doenças são as mesmas, reforçando que aqueles que ainda não se vacinaram contra a gripe procurem uma unidade de saúde e coloquem o esquema vacinal em dia. É fundamental também tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19.

Se – mesmo com todos os cuidados – você acabar se infectar, conte com a TeleRealSaúde, sua plataforma de atendimento médico à distância. Nossos profissionais vão analisar os sintomas, passar todas as orientações de cuidados e encaminhar requisições de exames.

ATENÇÃO: o teleatendimento é recomendado apenas para pacientes com sintomas leves. Caso apresente sintomas graves como: febre acima de 39°C e persistente; dificuldades para respirar, saturação de oxigênio no sangue (abaixo de 95%); e coloração azulada no rosto e lábios, procure,  imediatamente, uma unidade de saúde.

A saúde é o seu maior bem. Conte com TeleRealSaúde.