No mês de abril, a Real Grandeza teve um desempenho extremamente positivo nos investimentos, fechando o quadrimestre com rentabilidade acima da meta em todos os planos previdenciários administrados.
O mercado brasileiro reagiu, com destaque para o Ibovespa, índice que mede o desempenho das ações em bolsa, que fechou o período com alta acumulada de 12,29%, assim como os Fundos Imobiliários, que tiveram excelente performance, com valorização de 9,51%, deixando para trás um 2024 muito ruim. A Renda Fixa também foi destaque, com alta de 6,27% do fundo gerido pela FRG no quadrimestre; e o Real se valorizou 8,2% frente ao dólar, no período.
Nesse cenário, todos os planos previdenciários administrados pela Real Grandeza registraram ganhos superiores às metas atuariais e de investimentos fixadas, com destaque para o Plano CD, que obteve retorno de 5,69% ante a meta de 4,18%; e o Plano Futurus, que registrou rentabilidade de 5,61% frente à meta de 3,82%, ambos ultrapassando em mais de um ponto percentual os seus objetivos. O FRGPrev continua apresentando desempenho diferenciado, com rendimento de 4,58%, superior à meta de 3,75%. Por fim, o Plano BD alcançou rentabilidade de 4,28%, frente ao objetivo fixado em 4,19%.
O resultado desse início de ano ratifica a importância de um processo de investimentos com horizonte de longo prazo, alinhado com as necessidades de um plano previdenciário, tendo a disciplina de manter posições estruturais e não tomar decisões precipitadas em momentos de crise, o que, na maioria das vezes, é prejudicial ao resultado para o participante.
"Apesar da avaliação de um cenário complexo para o ano de 2025, entendemos que precisamos manter nossas posições estruturais, que estão preparadas para uma eventual mudança de ciclo dos ativos brasileiros. Até o momento, apesar de permanecer um ambiente de grande incerteza global, a estratégia se provou correta", assinala a diretora de Investimentos, Patrícia Queiroz.
(08/05/2025)