Atendendo ao que determina a Lei nº 14.431/2022, a Real Grandeza atualizou as regras de descontos na folha de pagamento de participantes e assistidos, aumentando a margem consignável total para descontos – 35% para empréstimos e 10% para demais consignações (plano de saúde, mensalidades de entidades associativas, entre outros) – podendo atingir o limite de até 45% do rendimento disponível para quem não têm empréstimo. Entende-se por rendimento disponível, o rendimento bruto, incluindo os descontos legais, como Imposto de Renda e Pensão Alimentícia, por exemplo.
Quando o percentual fixado é ultrapassado, é obrigatório que o pagamento seja feito em separado, por meio de débito automático em conta-corrente ou boleto bancário. Para garantir que seus pagamentos sejam efetuados em dia e sem custos adicionais, a Real Grandeza adota o seguinte procedimento: apenas os valores que se enquadram no limite legal de margem consignável são encaminhados para desconto em folha. Os valores que ultrapassam esse limite são automaticamente direcionados para cobrança por boleto bancário ou débito automático, de acordo com a forma de pagamento previamente cadastrada.
Para evitar qualquer transtorno, participantes e assistidos devem ficar atentos e verificar seus contracheques para confirmar se os descontos esperados foram efetuados. Caso percebam alguma divergência ou recebam alguma notificação por e-mail com boletos para pagamento, é necessário seguir as instruções contidas na mensagem ou entrar em contato com a Gerência de Relacionamento com o Participante (GRP), pelos telefones (21) 2528-6800 ou 0800-282-6800, para esclarecimentos de dúvidas sobre o assunto.
A opção por débito em conta da mensalidade do Plano de Saúde não é garantia de que o pagamento ocorreu, devido ao saldo bancário disponível para o desconto. Por isso, todo mês é preciso fazer a verificação da ocorrência do pagamento.
Fique atento!
Para evitar problemas, é importante lembrar:
● Os empréstimos em atraso geram multa, juros e podem resultar em registro no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
● No caso do plano de saúde, o acúmulo de 3 parcelas não pagas pode levar à suspensão ou cancelamento da cobertura, conforme o regulamento.
● As opções disponíveis para o pagamento dos valores que, eventualmente, não sejam descontados em folha são:
- Débito Automático
Disponível para quem tem conta nos bancos conveniados: Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Sicoob Cecremef.
Para cadastrar, acesse o formulário: Formulário de Débito Automático (CLIQUE AQUI)
- Boleto Bancário
Pode ser emitido no site da Real Grandeza, enviado por serviço de mensagens de celular (SMS) ou solicitado pelo telefone 0800 282-6800.
- Débito Direto Autorizado (DDA)
Se você já aderiu, pode visualizar e pagar seus boletos diretamente no site da FRG ou pelo aplicativo do seu banco.
(02/06/2025)