Plano CD: Saiba como alterar sua contribuição

Os participantes do Plano CD têm até o dia 30 de setembro para alterar o percentual do seu plano previdenciário.

Você sabe quanto o participante deixa de acumular quando não contribui pelo limite máximo?

Acesse aqui e faça a simulação.

Entre os dias 1º e 30 de setembro, os participantes do Plano de Contribuição Definida (CD) podem alterar o percentual das contribuições Básica e Voluntária, de seu plano previdenciário. É importante lembrar que o valor do benefício de aposentadoria depende dos aportes e do resultado dos investimentos acumulados em contas individualizadas.

Principais vantagens do Plano CD:

  • O participante não contribui sozinho: a Patrocinadora contribui com uma parcela igual a da sua Contribuição Básica.
  • Liberdade para fazer contribuições adicionais: além da Contribuição Básica, você pode, sem a contrapartida da Patrocinadora, fazer contribuições adicionais, aumentando a sua renda futura. Você é quem escolhe o percentual que mais se adapta à sua realidade e às suas expectativas.
  • Flexibilidade na hora de receber o benefício: você conta com várias opções de recebimento, podendo receber até 25% do seu saldo de conta à vista e o restante sob as formas de renda mensal fixa (por um período determinado, entre 5 e 25 anos); variável (por pagamentos entre 0,8% a 1,6% do saldo remanescente) ou vitalícia.
  • Mais proteção ao participante e à família: o Plano CD dá mais proteção ao Participante e a seus beneficiários, em casos de invalidez ou falecimento.
  • Você escolhe os seus beneficiários: além dos beneficiários legais, você poderá indicar outros beneficiários em substituição a eles, na falta dos mesmos.
  • Custo reduzido: o Plano CD não tem finalidade lucrativa. As contribuições e seus rendimentos são integralmente destinados ao pagamento dos benefícios e à administração do plano.
  • Taxa de administração do Plano: a forma de cobrança da taxa de administração incide apenas sobre as contribuições, e não sobre o valor global das reservas acumuladas, tal como é feito no segmento de previdência aberto, por exemplo.
  • Benefício Fiscal: O aumento do valor de suas contribuições ao Plano tem influência direta no seu benefício fiscal e na formação da sua poupança a longo prazo, visando à manutenção do padrão de vida futuro após a sua aposentadoria. Clique aqui para fazer o download da “Planilha do Leão”
  • Faça aqui a simulação na planilha e veja quanto o participante deixa de acumular quando não contribui pelo limite máximo. Abaixo um exemplo de Simulação:

Saiba mais sobre a Contribuição Básica

Na contribuição Básica, você já começa, obrigatoriamente com 2% do total de sua remuneração, tendo como contrapartida a contribuição do mesmo percentual pela Patrocinadora. Além disso, anualmente, você poderá aumentar sua contribuição com percentuais variáveis entre 4,5% e 10%, sobre a parcela do Salário de Contribuição* que exceder a R$ 3.144,19 (7 UR´s). Nessa opção, a Patrocinadora também participará com o mesmo percentual que você escolher.

* O Salário de Contribuição corresponde a soma das parcelas pagas ao participante no mês, tais como salário, adicionais, funções gratificadas, horas extras, participação nos lucros, abonos e indenizações decorrentes de acordos coletivos, remuneração e gratificação de férias.

Saiba mais sobre a Contribuição Voluntária

Na opção Voluntária, você poderá acrescentar aos percentuais, já definidos como opção Básica, outro aporte de recursos, variando de 1% a 10%. Só que, nesse caso, não haverá a contrapartida por parte da empresa Patrocinadora e o percentual é calculado diretamente sobre o Salário de Contribuição*.

* O Salário de Contribuição corresponde a soma das parcelas pagas ao participante no mês, tais como salário, adicionais, funções gratificadas, horas extras, participação nos lucros, abonos e indenizações decorrentes de acordos coletivos, remuneração e gratificação de férias.


FIQUE ATENTO!

  • De 1º a 30 de setembro é o prazo para o participante alterar o percentual de contribuição. Mas a opção escolhida pelo participante entrará em vigor no mês de outubro.
  • É importante lembrar que você deve esgotar a capacidade de pagamento da Contribuição Básica, na qual existe a contrapartida do Patrocinador, para depois optar pelas contribuições Voluntária ou Esporádica.
  • O aumento do valor de suas contribuições ao Plano tem influência direta no seu benefício fiscal e na formação da sua poupança de longo prazo, visando à manutenção do padrão de vida futuro após a sua aposentadoria. Invista em você, faça o seu planejamento previdenciário!
  • Lembre-se que a alteração do percentual é realizada somente uma vez ao ano. Após a confirmação dos seus novos percentuais, será gerado um comprovante com um número de protocolo. Recomendamos a impressão desse comprovante.
  • É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados junto à Real Grandeza. Confira seu cadastro e o de seus dependentes com a Central de Relacionamento.
  • O participante poderá simular o número de vezes necessário à sua tomada de decisão. Para os participantes autopatrocinados e licenciados contribuintes será possível simular o novo valor da contribuição, considerando o Salário de Contribuição (base de cálculo das contribuições), com o reajuste de 2018, o qual será cobrado a partir de outubro, conforme previsto em Regulamento.
  • Só é possível realizar uma alteração pelo site e, caso seja necessário rever a opção escolhida, o participante deve entrar em contato com o atendimento da Real Grandeza.


PASSO A PASSO

Acesse www.frg.com.br e efetue seu login com o IDFRG e senha. Caso não tenha senha cadastrada ou tenha esquecido, acesse aqui.

Após acessar o Portal de Serviços, selecione a opção 'Veja Mais', dentro do menu Previdência.



No menu Previdência, acesse a opção 'Alteração de Percentual Plano CD'.

Na página de alteração do percentual, serão exibidas as informações de Identificação do Participante, como nome, ID FRG e percentuais de contribuição Básica e Voluntária atuais.



Logo abaixo estão disponíveis os percentuais de Contribuição Básica que os participantes poderão escolher, assim como a confirmação da nova contribuição, conforme imagem a seguir.



Em seguida, é possível definir um novo percentual de Contribuição Voluntária. Nesse quadrante também é informada a confirmação do valor desse aporte e do total das contribuições (Básica + Voluntária). Confirme as novas opções selecionadas e clique em Alterar para confirmar sua opção.

Após a definição dos percentuais de Contribuição Básica e Voluntária, confira novamente sua nova opção e clique em Confirmar para finalizar a movimentação. 

Em seguida, será gerado um número de protocolo. A Real Grandeza recomenda que esse número seja impresso ou anotado. 

Em caso de dúvidas os participantes deverão entrar em contato com a Gerência de Relacionamento com o Participante (GRP) nos telefones 0800 282 6800 ou (21) 2528-6800, e-mail grp@frg.com.br, Postos Avançados ou atendimento presencial (Rua Mena Barreto, 143 – 1º andar, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ).

(30/08/2019)

Fundação Real Grandeza

Real Grandeza Fundação de Previdência e Assistência Social

Rua Mena Barreto, 143 – Botafogo – RJ

CEP: 22271-100 • e-mail: grp@frg.com.br