No dia 19 de abril, na Clínica Valsa de Copacabana, no Rio de Janeiro, a Real Grandeza promoveu palestra sobre prevenção e combate da hipertensão arterial, com a Dra. Jaqueline Marin, cardiologista e membro da Associação Brasileira de Cardiologia. O evento faz parte do ciclo de encontros que tratam de diversos aspectos da saúde, sempre com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde.
O tema do evento de abril foi escolhido devido à celebração, no dia 26 de abril, do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que representa elevado fator de risco para problemas graves, como AVC (acidente vascular cerebral), ataque cardíaco, doenças circulatórias e insuficiência renal.
A hipertensão arterial é uma das doenças que mais afetam os adultos no Brasil e que, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGE), atinge quase 63% da população acima de 75 anos.
A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como “14/9”.
A hipertensão não apresenta uma causa específica, mas alguns fatores podem favorecer o aparecimento da doença, especialmente naqueles que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Os fatores de risco incluem: grande consumo de sódio (sal) nas refeições; sobrepeso e obesidade; falta de prática de atividades físicas regulares; estresse; tabagismo; e excesso de consumo de bebidas alcoólicas.
Para prevenção da doença, é necessária a prática de um estilo de vida saudável para ajudar a manter a pressão arterial em níveis saudáveis – tanto para quem não sofre com hipertensão, mas quer preveni-la, quanto para quem já foi diagnosticado com o quadro.
As principais recomendações incluem adoção de uma alimentação saudável, a redução do consumo de sal, a prática de exercício físico regular, redução do estresse e evitar o fumo e excesso de bebida alcóolica.
Para a Jaqueline Marin essa possibilidade de controle da doença reforça a importância de campanhas como o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão. “Informação e conscientização sobre a importância de visitas regulares ao médico, realização de exames periódicos e outros cuidados podem ajudar a evitar o desenvolvimento da doença”, explica a médica cardiologista.