﷯ CALENDÁRIO ANUAL Fevereiro Laranja: Campanha alerta para doação de medula e combate à leucemia  ( Leia )

A campanha “Fevereiro Laranja” dedicou esse mês para a conscientização e o combate à leucemia, tipo de câncer do sangue. A criada em 2019, a campanha tem o objetivo de alertar a detecção precoce, conscientizar sobre a doença e incentivar as pessoas a se tronarem doadores de medula óssea.

Causada pelo acúmulo de células anormais no sangue, que atacam os glóbulos brancos, a leucemia é considerada hoje o 9º tipo de câncer mais comum entre os homens e o 11º para as mulheres. De acordo com Dra. Maria Cláudia Rodrigues, responsável técnica pelo transplante de medula óssea no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que faz parte da Rede Dasa, os principais sintomas costumam ser cansaço, sensação de fraqueza, perda de peso inesperada, palpitações, febre, dor nas articulações e nos ossos, hemorragias e manchas ou hematomas na pele.

A leucemia pode ser classificada como aguda ou crônica. As quatro principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), que ocorre tanto em adultos como em crianças, a leucemia mieloide crônica (LMC), que acomete principalmente adultos e evolui de forma lenta, linfocítica aguda (LLA), tipo mais comum em crianças pequenas e a leucemia linfocítica crônica (CLL), que afeta pessoas com idade acima dos 55 anos. “Para definir exatamente o tipo apresentado pelo paciente e o tratamento que deve ser feito, é essencial que ele tenha o acompanhamento de um hematologista ao longo de toda a linha de cuidado, desde o diagnóstico até os estágios finais do tratamento", explica a médica.

Os sintomas da doença evolvem cansaço, fraqueza, palidez e sangramento nasal e na gengiva. A Dra. Maria Cláudia destaca que, apesar de a causa ser desconhecida em grande parte dos pacientes, existem alguns fatores de risco que podem influenciar o desenvolvimento da leucemia, como fatores ocupacionais, tabagismo, anomalias genéticas e até mesmo como consequência do tratamento para outros tipos de câncer.

A confirmação do diagnóstico é realizada pelo hematologista através de exame de sangue e outras avaliações específicas. Todos os usuários dos planos de saúde da Real Grandeza com suspeita ou diagnóstico de qualquer neoplasia (câncer) podem se beneficiar Programa de Apoio ao Paciente Oncológico, que oferece prioridade no atendimento e agilidade na comunicação da equipe multidisciplinar com a FRG, acolhimento e tratamento humanizado, entre outros benefícios.

O Programa, promovido pela Real Grandeza em parceria com a Laços Saúde (Lacon), não possui custo adicional para o beneficiário da Real Grandeza, visto que já está incluído na mensalidade do plano de saúde.

Seções