Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Real Grandeza celebra o Dia do Aposentado 2024

Em 24 de janeiro comemora-se o Dia do Aposentado. Para celebrar essa data, a Real Grandeza participa, com outros fundos de pensão, do tradicional evento em comemoração aos aposentados, que esse ano será realizado no dia de 24 de janeiro de 2024, das 15 às 17 horas, de forma virtual e online pelo Canal da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), no Youtube.

O evento, promovido pela Abrapp, com o apoio institucional do ICSS, UniAbrapp, Conecta e do Sindapp, contará com as palestrantes Laura Medina, Jornalista de Saúde e Bem-estar e Bianca Vilela, Mestre em Fisiologia do Exercício, para uma conversa descontraída sobre como aproveitar ao máximo a fase da aposentadoria.


A Real Grandeza aproveita o evento para prestar homenagem a todos os seus aposentados que, dessa vez, foram representados pelo assistido de Furnas, Ivan Cunha Mourão, aposentado de Furnas. O homenageado escolhido receberá um Certificado de Participação na Semana do Aposentado 2024, como gesto simbólico.


IVAN CUNHA MOURÃO - Administrador de Empresas (Escritório Central -RJ)


“Assinei o meu contrato de trabalho aos 27 anos e não imaginava a importância de um fundo de pensão na minha vida. Hoje eu só tenho a agradecer porque a Real Grandeza é o meu sustento”.


Carioca, morador do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, o aposentado Ivan Cunha Mourão, 75 anos, ingressou em Furnas em 1976. Formado em Administração de Empresas, Ivan começou a vida laborativa nas extintas fábricas de transformadores Hitachi Line Indústria Elétrica, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, e mais tarde na Tramax S.A., conciliando o trabalho com as aulas na faculdade no período noturno. Logo após concluir o ensino superior, Ivan conseguiu emprego no Consórcio Técnico Cmel-Estrela (CTCE), na construção do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. 

O ingresso em Furnas aconteceu depois do fim da frente de trabalho no consórcio. Sem ter nenhum novo trabalho em vista após ser dispensado, Ivan descobriu uma vaga em Furnas, por intermédio de um amigo, e correu atrás da oportunidade. Na entrevista, ele foi apresentado a alguns programas de computador, que mais tarde, já admitido, descobriu serem escritos em Easytrieve, linguagem que usaria intensivamente durante toda a sua vida na empresa.

Ivan foi admitido aos 27 anos de idade para trabalhar no Escritório Central. “A mudança foi da água para o vinho. Porém, não tive dificuldade porque Furnas era um excelente empregador na época e foi uma passagem tranquila”, conta. Na patrocinadora, ele começou no Departamento de Engenharia Elétrica, como Assessor Administrativo. Posteriormente, foi transferido para a Superintendência de Engenharia de Transmissão e, na década de 90, começou a trabalhar na Área de Desenvolvimento de Sistemas (DDS.G). 

Ao longo da carreira, Ivan fez diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, com destaque para Análise e Projeto Estruturados de Sistemas de Informação (UERJ – 1987), o Programa de Educação Continuada para Coordenadores de Equipe do Instituto de Administração e Gerência (PUC – 1995) e o Curso de Formação de Competências Básicas Gerenciais da Escola de Pós-Graduação em Economia (FGV – 1998). Além disso, ministrou treinamentos em áreas regionais sempre que um novo sistema de informação era colocado em prática. De todas as áreas visitadas, ele recorda com carinho de Itumbiara, município brasileiro localizado no sul do estado de Goiás.

Aposentadoria


Ivan Mourão se aposentou em 31 de outubro de 2002, prestes a completar 54 anos, como Chefe da Divisão de Orçamento de Investimento do Departamento de Orçamento (DOR.F). Na nova fase de vida, ele aproveita o tempo para aperfeiçoar o seu conhecimento em informática, caminhar (ele se considera um andarilho), viajar de carro e curtir a companhia da esposa e dos amigos. Ele se considera um homem de sorte por estar bem fisicamente e ainda ter disposição para brincar com as netas de Lira (8), Nazca (10) e Ambar (2), que moram no Uruguai. “A idade pesa, mas consigo aproveitar a companhia das minhas netas, com lazer, muita diversão, fortalecendo os laços familiares durante cada reencontro”, declara.

Por meio do trabalho voluntário, em 2002, Ivan ingressou na Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas), entidade que atua em defesa dos interesses de participantes e assistidos da FRG. Além da vida estabilizada, a vontade de somar e contribuir com o conhecimento e a experiência profissional bem-sucedida na patrocinadora foram fundamentais para participar do trabalho na associação. 

Como aposentado, atuou na Após-Furnas como membro do Conselho Deliberativo em 2006, em decorrência da vacância do cargo, e foi eleito para o cargo de Diretor Administrativo em 2007. Nas gestões 2009-2010 e 2011-2012, ocupou novamente o cargo de membro do Conselho Deliberativo e foi eleito entre seus pares para a presidência do Conselho.


Por indicação do conselho da Após-Furnas, participou, por 8 anos, do Comitê de Investimentos da Real Grandeza (CIRG), certificado pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Administração. Em 2013 recebeu o título de Conselheiro Deliberativo Nato da Associação. Na Real Grandeza atuou como membro suplente do Conselho Deliberativo por dois mandatos consecutivos (2013-2017) e (2017-2021).

Ao receber o convite para ser o homenageado indicado pela FRG, Ivan disse que recebeu com surpresa a indicação, pois jamais pensou em receber uma homenagem na terceira idade. Ele conta que no momento em que recebeu a notícia, passou um filme na sua cabeça e lembrou que ao assinar o contrato de trabalho, relutou um pouco no momento em que a profissional da área de Recursos Humanos pediu para ele preencher a ficha de adesão ao fundo de pensão, pois não tinha ideia do que era previdência complementar e nem sonhava com a aposentadoria. “Assinei o meu contrato de trabalho muito jovem e não imaginava a importância de um fundo de pensão na vida de uma pessoa. Hoje eu só tenho a agradecer porque a Real Grandeza é o meu sustento, conclui.”


+ Informações

Abrapp organiza evento em homenagem ao Dia do Aposentado



(23/01/2024)