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Conselho Fiscal: Comunicado sobre a eleição de novos integrantes

A eleição para escolha de dois integrantes - titulares e respectivos suplentes - para o Conselho Fiscal da Real Grandeza, em substituição àqueles que terminam seus mandatos, será realizada em um único turno, por meio eletrônico, em data ser divulgada em breve, junto ao Edital de Convocação para as Eleições de 2023.


Em linha com o ambiente operacional complexo em que se inserem as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), em particular das Entidades Sistemicamente Importantes (ESI) como a Real Grandeza – sujeitas à supervisão permanente do órgão fiscalizador ­–, o Regulamento Eleitoral passou por ajustes.


Aprovado pelo Conselho Deliberativo, no último dia 23 de julho, por unanimidade e com contribuições de todos os seus membros, o mencionado Regulamento, além de atender aos requisitos da legislação, busca adicionar valor ao processo, com adoção das melhores práticas de Governança, visando o futuro e a sustentabilidade da Real Grandeza.


O objetivo foi também fazer frente à crescente exigência por capacitação e qualificação dos dirigentes das EFPCs, razão pela qual as novas regras incluem uma etapa prévia de avaliação do perfil técnico e comportamental dos candidatos, por empresa externa especializada e utilizando metodologias consagradas e cientificamente comprovadas, a fim de que seja cumprida uma etapa de pré-qualificação das candidaturas.


O que estará em avaliação é um conjunto de requisitos mínimos que visa a assegurar que os postulantes ao exercício de funções nos órgãos de governança da Entidade tenham comprovada “competência técnica e gerencial, compatível com a exigência legal e estatutária e com a complexidade das funções exercidas” (Resolução CGPC 13/2004).


A avaliação baseia-se em critérios mínimos para o exercício da função de conselheiro fiscal, resultando em um relatório confidencial, objetivo e individualizado. O resultado das avaliações seguirá diretamente para a Comissão Coordenadora Eleitoral (CCE) , única responsável pela homologação das candidaturas, por meio do conhecimento das notas finais de cada candidato, atribuídas a partir da pontuação obtida em cada um dos critérios avaliados, descritos no Edital de Convocação das Eleições 2023.


Esse tipo de avaliação já é utilizada há tempos em todos os processos de contratação de empregados e gestores na Real Grandeza e, de forma corriqueira, no mercado, com metodologias reconhecidas pelo segmento de gestão de pessoas. No caso da Real Grandeza, a pré-qualificação reflete o zelo e o compromisso de gerir a Fundação de forma a fortalecer e proteger o patrimônio de participantes e assistidos, razão pela qual a mesma metodologia será aplicada por ocasião das eleições para membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria-Executiva. Recentemente, esse tipo de avaliação também foi adotado no processo de seleção do novo Diretor de Administração e Finanças da Fundação.


Em prol da transparência que sempre pauta a atuação da Real Grandeza, na próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, haverá uma apresentação da metodologia a ser utilizada na referida avaliação técnica e comportamental à Comissão Coordenadora Eleitoral.