Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro acontece mais uma edição da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, ação mundial criada em 1991, com o objetivo alertar a população sobre os diferentes tipos de violência contra as mulheres.


A Real Grandeza, por meio do Comitê Pró-Equidade na Real e do Programa de Responsabilidade Socioambiental, apoia a mobilização, ajudando na conscientização sobre o tema e defendendo a promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, diante dos elevados índices de violência doméstica e de gênero registrados no país atualmente.


A campanha conta com o suporte de mais de 6 mil organizações, em 187 países, alcançando 300 milhões de pessoas. A mobilização continua a ser coordenada pelo Centro para Liderança Global de Mulheres (CWGL, na sigla em inglês) e é usada como estratégia de articulação por pessoas, instituições e organizações em todo o mundo para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. Diferentemente do calendário internacional que estabelece a data de 25 de novembro (Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres) como o início da campanha, no Brasil, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a ação tem início em 20 de novembro, (Dia da Consciência Negra) e termina dia 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.


A seguir, confira o calendário completo da Campanha:


20 de novembro: Dia da Consciência Negra


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.


A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.


25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres


A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia. A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.


1° de dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS


Em 1987, durante a 3ª Conferência Internacional de Aids, realizada em Washington (EUA), 200 mil pessoas, ativistas e pessoas vivendo com o vírus, participaram do lado de fora do evento. Queriam ser ouvidas pela comunidade científica e pelo mundo, pois naquele momento, em que não havia tratamento, o silêncio era uma forma de morte.


No ano seguinte foi proposta a criação do Dia Mundial de Luta Contra Aids e, em 27 de outubro, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o 1º de dezembro como data comemorativa, cinco anos após a descoberta do vírus causador da doença (HIV – vírus da imunodeficiência humana).


Esta data constitui uma oportunidade para a mobilização dos governos, da sociedade civil e demais segmentos no sentido de incentivar a solidariedade e a reflexão sobre as formas de combater a epidemia e o preconceito com os portadores do HIV.


6 de dezembro: Dia Nacional de mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher


A data foi instituída no Brasil pela Lei 11.489/2007, com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o importante papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e da violência contra as mulheres.


10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos


No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais.


A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos. 


+ Informações


Lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão entra em vigor


(19/11/2024)