Agências do INSS serão reabertas para atendimento presencial


O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será retomado, de forma gradual, aos segurados e beneficiários a partir do dia 13 de julho. A reabertura acontece após o fechamento das agências no final do mês de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para evitar aglomerações, nesse primeiro momento, o atendimento presencial será restrito exclusivamente para os segurados e beneficiários que realizaram agendamento prévio pelos canais de atendimento Meu INSS (clique aqui e acesse o site) e Central 135. E para os serviços que não podem ser realizados pelos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

De acordo com o Instituto, os serviços não disponíveis de forma presencial podem ser realizados pelos canais remotos  ̶  Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua funcionando enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.

INSS prorroga prazo de procedimentos para evitar bloqueio de pagamentos

Foi prorrogado até o dia 16 de agosto de 2020 o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão, podendo ser novamente prorrogado enquanto durar o estado de emergência devido à pandemia.

Tal medida engloba os que precisam realizar a prova de vida e cumprir outras exigências para manter seus benefícios, como apresentação do CPF, por exemplo. Também não serão negados benefícios para aqueles que não estão conseguindo autenticar documentos e apresentar presencialmente.

O beneficiário receberá uma carta de exigência para apresentação dos documentos de identificação com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes e poderão apresentar os documentos de identificação por intermédio do canal remoto Meu INSS, ficando dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias.

Caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse:
https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

Atendimento especializado, por telefone, na FRG

Os participantes da Real Grandeza, elegíveis a Aposentadoria ou Pensão por Morte no INSS, podem esclarecer suas dúvidas sobre como dar entrada nos benefícios através da Central de Relacionamento (2528-6800 ou 0800 282 6800) e solicitar o agendamento do atendimento especializado.

(6/7/2020)

Fundação Real Grandeza

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