Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
2º Encontro do projeto Viva Saudável teve palestra com nutricionista


Nutrição e Diabetes Mellitus foi o tema da palestra do 2º Encontro do projeto Viva Saudável, do programa Saúde Na Real, com a nutricionista Carla Caldas Marques, no dia 31 de janeiro. Entre os meses de janeiro e março, o projeto Viva Saudável promoverá vários encontros, no auditório da Real Grandeza, com beneficiários do Rio e Grande Rio, com possível diagnóstico de Diabetes Mellitus, reunindo profissionais de diversas especialidades – endocrinologistas, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.

Carla Marques, credenciada do plano de saúde da Real Grandeza, deu início ao evento, apresentando os dois tipos da doença, tipo 1 (causada por fatores genéricos e outras causas ainda desconhecidas) e tipo 2 (causada por fatores genéticos e estilo de vida) e suas complicações: cegueira, ataques cardíacos, nefropatia, amputações e derrames. Segundo ela, a maioria dos pacientes não faz atividade física e não tem uma alimentação adequada, favorecendo o ganho de peso. “O nutricionista tem sempre que olhar a conduta e os hábitos alimentares do paciente. A educação nutricional é fundamental para os dois tipos da doença”, afirma Carla Marques, mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A terapia nutricional é essencial para evitar o ganho de peso durante todo o curso da vida e manter a homeostase do corpo. Carla enfatiza que o tratamento nutricional é fundamental e tem como alvo o bom estado nutricional, saúde fisiológica e a qualidade de vida do indivíduo, bem como tratar complicações e comorbidades associadas, como a obesidade. Estar acima do peso contribui para o risco de desenvolver o tipo 2 da doença  e uma dieta hipercalórica, não importando a fonte das calorias, favorece o ganho dos “quilos a mais”.

Carla Marques chama atenção para os rótulos alimentares, a identidade do produto. Segundo ela, para muitas pessoas a interpretação das informações contidas nos rótulos dos alimentos e bebidas parece desnecessário e complicado, mas ajuda o consumidor a escolher o produto que mais se adequa a sua condição de saúde.Entre os mitos e verdades sobre a diabetes, a nutricionista afirma que pessoas com diabetes podem comer doces e chocolates se estiverem dentro de um planejamento alimentar alinhado a uma atividade física. Além dos doces, as frutas são alimentos saudáveis, com fibras, vitaminas e minerais, mas nem todas podem ser consumidas.

É possível prevenir a doença reduzindo o consumo de produtos industrializados e bebidas açucaradas, como refrigerantes, bebidas com suco de frutas e chás industrializados, por exemplo. De acordo com Marques, estratégias educacionais, como atividades físicas, acompanhamento regular do médico, apoio da família e a participação em palestras ajudam o paciente a entender o assunto de uma forma prática e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Participante do programa Cuidado Real, que realiza telemonitoramento com beneficiários do plano de saúde da entidade, Luciana Gomes, 54 anos, do Centro Compartilhado Rio da subestação Jacarepaguá, é pré-diabética e teve dificuldade em aceitar a doença no início. Ela acredita que iniciativas como o projeto Viva Saudável pode ajudar os participantes a entender melhor a doença, reduzindo o custo assistencial do Plano que, indiretamente, beneficia a todos.

Projeto Viva Saudável – Diabetes

A Real Grandeza convida beneficiários do Rio e Grande Rio, com possível diagnóstico de Diabetes Mellitus, a participarem do Projeto "Viva Saudável - Diabetes", do programa Saúde na Real.
Como forma de motivação para o tratamento e adoção de comportamentos saudáveis, beneficiários dos planos de saúde administrados pela FRG terão a oportunidade de participar gratuitamente de encontros e atividades orientadas ao ar livre, com profissionais de diversas especialidades – endocrinologistas, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.


Estarão disponíveis 60 vagas para beneficiários do Rio e Grande Rio que não façam parte de outro programa especial da entidade. Para participar, basta enviar uma mensagem para saudenareal@frg.com.br, com nome, matrícula e telefone de contato.

Confira o calendário dos próximos encontros:

    14 de fevereiro - Enfermeiro (cuidados no dia-a-dia)
    28 de fevereiro - Fisioterapeuta e Professor de educação física
    14 de março - Psicóloga
    28 de março - Endocrinologista

(5/02/2019)