ESTATUTO, PROGRAMAS E POLÍTICAS

A Real Grandeza incentiva colaboradores, fornecedores, clientes e outros públicos da sua área de influência a adotar princípios de ética empresarial, Responsabilidade Socioambiental, Governança Corporativa, Direitos Humanos e ações que promovem a igualdade no ambiente de trabalho.


Conheça os nossos programas e políticas:

- Estatuto

Aprovado pela Secretaria de Previdência Complementar através da Portaria nº 2.342, de 04.07.2008, publicada no Diário Oficial de 07.07.2008 (OBS.: Pela referida Portaria, o § 1º do artigo 24 deste Estatuto não está em vigor).

Clique aqui e conheça o Estatuto da Real Grandeza

- Código de Conduta e Ética

Conforme disposto no Artigo 1º do Código de Ética, “a Real Grandeza deseja desenvolver-se de tal forma que a postura ética, a conduta moral, os seus valores e crenças essenciais tornem-se parte da cultura organizacional. Para a consolidação dessa cultura, se faz necessário que objetivos e valores sejam compartilhados entre os integrantes do Quadro Corporativo, trazendo não apenas benefícios para a entidade, mas propiciando um clima organizacional mais saudável ao seu desenvolvimento”.

Clique aqui e conheça o Código de Conduta e Ética da Real Grandeza

- Comissão de Ética

Grupo formado por representantes da Real Grandeza, das patrocinadoras (Furnas e Eletronuclear), da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), da Associação dos Empregados da Eletronuclear (Asen) e da Associação dos Aposentados de Furnas (Após-Furnas) para zelar pelo cumprimento do Código de Conduta e Ética da entidade.

Clique aqui e conheça o Regulamento de Conduta no Processo de Investimentos da REAL GRANDEZA

- Equidade

O Programa Pró-Equidade na Real, conduzido pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, da Diretoria de Ouvidoria, tem o objetivo de envolver toda a entidade, assim como seus filiados e fornecedores em suas iniciativas,  em prol da equidade de gênero no ambiente de trabalho, eliminando todas as formas de discriminação.

- Ouvidoria

A Ouvidoria da Real Grandeza visa assegurar os direitos dos participantes, assistidos e beneficiários, em consonância com as normas e regulamentos da entidade. Atua como uma alternativa na busca de solução, recebendo e analisando as reclamações, sugestões e críticas sobre as questões cujas respostas obtidas não tenham sido totalmente satisfatórias.

A Ouvidoria conta com o canal de comunicação Fale com a Ouvidoria, pelo qual o interessado pode se manifestar quando considerar que sua demanda não foi totalmente atendida na Gerência de Relacionamento com o Participante.

Clique aqui e conheça a Cartilha da Ouvidoria

- Política de Comunicação Institucional

Instrumento fundamental para a necessária transparência à gestão dos planos de benefícios e saúde administrados pela entidade, a Política de Comunicação disciplina o relacionamento da Real Grandeza com seus públicos de interesse - todos os que mantêm algum tipo de relacionamento com a Entidade - definindo critérios para a comunicação interna (dirigida aos colaboradores) e externa (voltada para os demais públicos, em particular seus participantes, assistidos e beneficiários do plano de saúde).

Clique aqui e acesse a Política de Comunicação Institucional da Real Grandeza



- Política da Segurança da Informação

Com o objetivo de garantir boas práticas nos processos de segurança da informação, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), deu iniciou, em 2005, ao processo de reestruturação da segurança da informação da Real Grandeza.  A política tem o objetivo de orientar colaboradores, estagiários e terceirizados sobre os procedimentos adequados do uso da internet e do e-mail corporativo.

Clique aqui e conheça a Política da Segurança da Informação

- Compliance

O processo de Gestão de Riscos e Controles Internos da Real Grandeza foi criado em 2007 e tem o com o objetivo de analisar e identificar os riscos em cada uma das áreas da entidade.

Clique aqui e conheça a Política de Controles Internos da Real Grandeza

Clique aqui e conheça a Política de Compliance

Clique aqui e conheça a Política de Gestão de Riscos dos Investimentos (incluindo Política de Rateio e Divisão de Ordens)

- Programa de Educação Financeira e Previdenciária

O programa de educação financeira e previdenciária da Real Grandeza é o “De Olho no Futuro”. Aprovado pela PREVIC, o programa desenvolve ações voltadas para a conscientização dos públicos envolvidos quanto à administração de suas finanças, visando o seu bem-estar no presente e a possibilidade de uma vida digna no futuro. Com essas ações contínuas, a entidade pretende auxiliar seus filiados a melhor compreender as informações relevantes sobre seus planos de benefício, sobre os resultados, bem como decidir a melhor forma de administrar os recursos provenientes de suas economias.

- Programa de Responsabilidade Social da Real Grandeza

Criado em 2007, o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Diretoria de Ouvidoria realiza um trabalho de conscientização na entidade, incentivando a adoção de medidas como a instalação de descargas e torneiras econômicas; a reciclagem de papel com a implantação de caixas de coleta nas gerências, junto a cada impressora e às máquinas de Xerox, o armazenamento do óleo de cozinha em “bombonas”, localizadas na garagem do edifício-sede e a doação de computadores e cartuchos vazios para instituições que desenvolvem projetos sociais no Rio de Janeiro.

Clique aqui e conheça as ações do Programa de Responsabilidade Social


- Comitê de Responsabilidade Socioambiental

Composto por representantes das gerências e diretorias da Real Grandeza, o Comitê de Responsabilidade Socioambiental objetiva a unificação de conhecimento sobre o tema e a definição das responsabilidades de cada área. O Comitê é administrado pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, subordinado à Diretoria de Ouvidoria.

Clique aqui para ler a Política de Sustentabilidade da Real Grandeza

 

CRITÉRIOS SOCIOAMBIENTAIS

A Real Grandeza prioriza os seus investimentos em empresas que tenham bem definidas as questões socioambientais e de governança em suas políticas e ações. A política de investimentos da entidade adota o Investimento Socialmente Responsável (SRI), que considera os aspectos sociais, ambientais, éticos e morais na alocação das carteiras.

A entidade é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Carbon Disclosure Project (CDP). O primeiro inclui critérios ambientais, sociais e de governança, fornecendo um marco para o alcance e melhores retornos de investimentos de longo prazo e mercados mais sustentáveis. Já o Carbon Disclosure Project é uma iniciativa global, apoiada pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que objetiva incentivar corporações do mundo inteiro a reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.

A Real Grandeza elaborou um Manual de Critérios de Avaliação Socioambiental com critérios objetivos de avaliação socioambiental de seus investimentos para cada um dos segmentos de ativos que compõem sua carteira. Neste manual está automaticamente excluído o ativo que faça parte de áreas de atuação consideradas negativas à sociedade, tais como aquelas ligadas à produção de armas, bebidas alcoólicas, fumo, jogo e pornografia. Outro fator de eliminação prévia diz respeito aos ativos que tenham em sua cadeia produtiva incentivo à prática de trabalho infantil e/ou escravo.

Clique aqui e conheça os Critérios de Avaliação Socioambiental dos Investimentos da Real Grandeza

Fundação Real Grandeza

Real Grandeza Fundação de Previdência e Assistência Social

Rua Mena Barreto, 143 – Botafogo – RJ

CEP: 22271-100 • e-mail: grp@frg.com.br