Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Reequilíbrio do Plames em 2019

O Conselho Deliberativo da Real Grandeza aprovou, em 21/02/2019, uma série de medidas relevantes relacionadas ao Plano de Assistência Médica Suplementar (Plames), em busca de solução para a questão do desequilíbrio recorrente entre receitas e despesas nas categorias Básico e Especial, que exigem reajustes acima da capacidade de pagamento dos assistidos. Diante disso, a repactuação das mensalidades do Plames, normalmente aplicada no mês de abril, foi postergada e os valores das novas mensalidades serão aplicados nos contracheques e/ou boletos encaminhados no final de junho.

A inflação médica, sempre acima dos índices oficiais de preços, é um problema que afeta não só a Real Grandeza, mas a todas operadoras de saúde no Brasil e no mundo. As causas mais comuns para o descompasso são o valor elevado dos insumos e o acelerado avanço tecnológico, que resultam em procedimentos mais sofisticados e também mais caros, provocando crescimento exponencial dos custos.

Como operadora de planos de saúde de autogestão e sem fins lucrativos, a Real Grandeza buscou a modelagem de novos planos, mais sustentáveis. Com isso, a comercialização dos planos Básico e Especial será suspensa e não haverá mais migrações dos planos Executivos, Básico e Especial para esses dois planos e nem a entrada de novos titulares. Além disso, o plano Básico não contará mais com o subsídio do Fundo Especial de Saúde (Fesp), que passa a ser destinado aos assistidos dos planos Salutem, com descontos aplicados de acordo com a renda familiar.

O cálculo para reequilíbrio anual tem como base a avaliação atuarial que inclui, além da análise de perfil dos beneficiários (faixa etária e expectativa de vida, entre outros indicadores), a tendência de evolução de custos, a fim de definir o volume de recursos capaz de fazer frente às necessidades de uso do plano, bem como para constituir fundos, reservas e provisões. No caso das modalidades Básico e Especial do Plames, essa questão é agravada pela idade média dos beneficiários, uma vez que 37% têm 59 anos ou mais, o que significa mais do que o triplo da média de mercado, aumentando sensivelmente a frequência de uso e, consequentemente, os custos.

Coparticipação – O Conselho Deliberativo também aprovou novas regras de coparticipação para todos os planos (Básico, Especial, Executivo e Executivo Plus). A coparticipação será a mesma que será aplicada nos novos planos Salutem e Salvus:

(23/5/2019)