Prazos para autorização de procedimentos

Os prazos regulamentares de autorização para a realização de procedimentos de alta complexidade e cirurgias agendadas são menores na Real Grandeza do que os estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mesmo assim, beneficiários costumam questionar esses prazos, que são de grande importância para o controle de despesas que impactam diretamente nas mensalidades do Plano de Saúde. Afinal, é nesse período que são negociadas melhores condições com os fornecedores de equipamentos e materiais especiais utilizados em cirurgias e tratamentos como, por exemplo, marca-passo, parafuso e cateter (as chamadas órteses, próteses e materiais especiais – OPME).

O prazo pela ANS para esses casos é de 21 dias úteis. A Real Grandeza, visando proporcionar tranquilidade e segurança aos beneficiários, determinou prazos de autorização de 5 dias úteis para procedimentos sem OPME e 10 dias úteis para procedimentos com OPME.

A Real Grandeza recomenda que os beneficiários alertem seus médicos (credenciado ou livre escolha) quanto a esses prazos e que não agendem cirurgias antes dos prazos estabelecidos. Caso a área técnica encontre alguma pendência, a autorização só será emitida após a apresentação de toda a documentação exigida pela regulamentação. Nestes casos, será iniciada uma nova contagem de prazo.

Os beneficiários que possuem convênio de reciprocidade, Unimed ou Cassi, estão sujeitos às normas regulamentares da ANS.

(11/09/2018)

Fundação Real Grandeza

Real Grandeza Fundação de Previdência e Assistência Social

Rua Mena Barreto, 143 – Botafogo – RJ

CEP: 22271-100 • e-mail: grp@frg.com.br