Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
INSS retoma obrigatoriedade da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar, em junho de 2021, o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida. Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020 por conta das ações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. A comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício, evitando fraudes e pagamentos indevidos. Para realizar este procedimento, o segurado ou representante legal deve comparecer à agência bancária de recebimento do benefício com documento de identificação.
Em algumas instituições bancárias, esse procedimento pode ser feito por meio da tecnologia de biometria, direto nos terminais de autoatendimento, para aqueles aposentados e pensionistas que tiverem este recurso cadastrado.

Para evitar aglomerações, haverá um escalonamento dos prazos de vencimento para aqueles que fizerem o recadastramento nas agências bancárias. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida em fevereiro de 2020, o INSS alerta para o encerramento do prazo em 31 de maio de 2021.

A seguir, confira o novo calendário do INSS, baseado no mês em que a comprovação de vida teria sido feita se não houvesse a suspensão. 

Data anterior Nova data
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021


PROVA DE VIDA EM DOMICÍLIO
Para beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade, o INSS permite a realização da prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. Para realização deste atendimento é preciso comprovar a condição de saúde por documento médico e realizar o agendamento pelo site Meu INSS (clique aqui) ou pelo telefone 135.


PROVA DE VIDA DIGITAL
O INSS selecionou alguns de seus beneficiários, para participar de um projeto piloto, para comprovação da prova de vida por meio digital através da biometria facial, disponível no aplicativo ou site MEU INSS  (clique aqui), sendo exclusivo para quem recebeu a notificação do INSS para participar do projeto. Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral.
Posteriormente, deverá ser implementado este novo recurso aos demais beneficiários, proporcionando mais conforto, segurança e opção de escolha.


Confira abaixo o vídeo do INSS explicando como fazer a prova de vida pelo celular para os beneficiários selecionados.



Clique aqui e veja o passo a passo de como fazer a prova de vida digital

(20/05/2021)