Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
INSS divulga novo calendário para a prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou no dia 5 de julho novo calendário para a prova de vida, incluindo os meses de janeiro a agosto de 2022. O cronograma da prova de vida anterior, divulgado em maio, ia até o mês de dezembro de 2021 para quem precisava ter feito a comprovação de vida até abril deste ano.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. A comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

Para realizar este procedimento, o segurado ou representante legal deve comparecer à agência bancária de recebimento do benefício com documento de identificação.
Em algumas instituições bancárias, esse procedimento pode ser feito por meio da tecnologia de biometria, direto nos terminais de autoatendimento, para aqueles aposentados e pensionistas que tiverem este recurso cadastrado.

Calendário da prova de vida

Fonte:INSS

Saiba mais

+ INSS retoma obrigatoriedade da prova de vida (20/05/2021)

(6/7/2021)