Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
FRG amplia descontos nas mensalidades dos novos planos de saúde

O Conselho Deliberativo da Real Grandeza decidiu ampliar os percentuais de descontos das mensalidades, previstos no Programa Acolher do novo plano de saúde Salutem Assistidos para algumas faixas de renda. A medida foi tomada ontem, dia 29 de abril, em reunião que avaliou a reivindicação de uma comissão de assistidos, formada para discutir as mudanças em curso na Saúde, que visava ao adiamento da data de reajuste das categorias atuais do Plames, programada para julho.

A proposta, recebida pelo presidente Sérgio Wilson e pela Diretora de Seguridade, Patrícia Melo e Souza, foi levada ao colegiado como parte do processo de diálogo iniciado com a comissão. Embora sensível aos argumentos apresentados, o Conselho Deliberativo, em lugar do adiamento, que implicaria novos custos e a elevação dos percentuais de reajuste já anunciados, alternativamente, optou por ampliar os subsídios aos planos de aposentados e pensionistas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que terão uma opção bem mais econômica ao aderir ao Plano Salutem.

A postergação exigiria a revisão de todos os cálculos do reajuste e não só aqueles relativos aos Planos Básico e Especial dos assistidos, origem da reivindicação da comissão, com reflexo nas demais categorias do Plames, ainda que algumas delas estejam equilibradas. Isto porque, no recálculo, a Real Grandeza teria de considerar, adicionalmente, os valores relativos ao custeio administrativo dos planos dos assistidos, atualmente em R$ 2,7 milhões ao mês, parcela que era de responsabilidade de Furnas, mas que, por acordo, só será repassada até julho, data de lançamento dos novos planos Salutem e Salvus, em razão das restrições orçamentárias a que a patrocinadora está submetida.

O impacto do fim desses repasses, anunciado no fim de 2018, foi uma das razões que levaram a Real Grandeza a criar os planos Salutem e Salvus, de abrangência regional, portanto mais econômicos, como alternativa aos atuais planos Básico e Especial do Plames para assistidos, que passaram a exigir percentuais elevados de reajustes e, como consequência, fortes subsídios, a fim de compensar não só os desequilíbrios recorrentes como a parcela de custeio administrativo até então a cargo da patrocinadora.

Ciente do sentimento de desconforto que mudanças em áreas tão sensíveis quanto a da saúde podem causar, a Real Grandeza reafirma o seu compromisso com a transparência e o diálogo, afirmando que está desenvolvendo todos os esforços para continuar oferecendo assistência à saúde de qualidade, considerando o conjunto dos seus participantes, em particular os assistidos, razão de ser da sua existência.

Veja abaixo, como ficam os percentuais de descontos das mensalidades previstos no Programa Acolher, a partir da decisão de ontem do Conselho Deliberativo:

Programa Acolher

Atualmente, o FESP é utilizado para o custeio de todos os beneficiários inscritos no Plames Básico, independente da capacidade financeira de cada beneficiário. Com o lançamento do Programa Acolher, será levada em conta a renda familiar para concessão de subsídios ao Salutem (RJ e Regional). Os Planos Salvus não terão direito ao subsídio oriundo do FESP.

Para ter direito ao subsídio concedido pelo Programa Acolher os beneficiários (Titular e Cônjuge/Companheira) precisam estar enquadrado nas seguintes condições:

Estar inscrito nos planos de saúde Salutem Rio de Janeiro Salutem Regional;

Ter idade igual ou superior aos 54 anos;
Ser Assistido ou Pensionista dos planos previdenciários de Furnas, Eletronuclear e da Real Grandeza, administrados pela Entidade, ou ter sido Assistido do Plano CD em plano de benefício temporário encerrado; e
Ter renda familiar bruta * (titular + cônjuge) menor que R$ 15.968,00.
* Serão consideradas como Renda Familiar os rendimentos obtidos pelo Beneficiário Titular e Cônjuge ou Companheiro(a) com benefícios de previdência pública ou privada, salários, proventos, pensões e pensões alimentícias.


(30/04/2019)