Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Conheça os programas de promoção de saúde da FRG

Como iniciativa para promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças, a Real Grandeza oferece os programas Cuidado Real, Viva Real e FRG Vida para beneficiários de alto risco e com idade igual ou superior a 59 anos. O objetivo é incentivar a cultura da prevenção, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro ou internações e proporcionando um acompanhamento médico eficaz sem custo adicional.

Para realizar as estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças, o núcleo de promoção de saúde e prevenção de riscos da FRG atua em parceria com a empresa Axismed e o grupo Santa Celina, através de uma equipe de médicos e enfermeiros responsáveis pela linha de cuidado dos participantes elegíveis.  A participação é voluntária e gratuita para o beneficiário que aderir ao programa.

Ainda com o objetivo de prevenir doenças, a Real Grandeza realiza desde 2016 o projeto Saúde Na Real por meio de ações educativas e palestras, com o apoio de médicos credenciados e profissionais especializados,   reforçando a importância da prevenção através de diversos temas: doenças cardiovasculares, hábitos alimentares, obesidade, câncer, diabetes, além de dicas sobre hábitos alimentares, estilo de vida e atividade física. Clique aqui e confira as palestras do programa Saúde Na Real realizadas no ano de 2018.

Conheça, a seguir, os programas de promoção de saúde e prevenção de riscos:

CUIDADO REAL

Com auxílio do histórico de utilização e da ferramenta healthanalytics, o programa realiza uma análise estatística dos dados, codificados e resguardados, permitindo identificar os beneficiários que precisam de um atendimento especial, principalmente os pacientes crônicos e pessoas que tenham tendência a desenvolver determinadas patologias.  Com os dados em mãos, uma equipe técnica identifica a necessidade de cada beneficiário, o que vai permitir um cuidado mais próximo e eficaz.
A empresa Axismed realiza contatos telefônicos periódicos e oferece um canal de suporte que funciona 24 horas.

 VIVA REAL

O Viva Real é um programa de gestão de crônicos, validado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que atende beneficiários inscritos no plano de saúde da entidade, a partir dos seguintes critérios de elegibilidade: idade igual ou superior a 60 anos; registro de internação não eletiva (emergência) nos últimos 12 meses e residentes nos municípios do Rio de Janeiro, Itaboraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Niterói.

Na primeira etapa é realizada uma avaliação funcional com uso de escalas geriátricas e levantamento dos fatores físicos, psicológicos e socioeconômicos do beneficiário. A visita ao ambiente domiciliar faz parte da segunda etapa e visa fazer uma avaliação mutidimensional, por meio de um questionário específico utilizado durante todas as ações do programa – telemonitoramento, visitas domiciliares e consultas –, para identificar pacientes idosos com probabilidade de internação hospitalar.  Na úlima etapa, os idosos são divididos, de acordo com a capacidade funcional, nos seguintes grupos: Autonomia; Dependência parcial e severa e Silver (idoso com autonomia preservada e idade maior ou igual a 80 anos).

  FRG VIDA

O FRG Vida atua como uma rede de ação primária, oferecendo uma linha de cuidado específica para os assistidos e agregados do Plames, com os seguintes critérios de elegibilidade: Idade acima de 59  anos e que não estejam inscritos no Programa de Assistência Médica Domiciliar (AMDA); inscritos no programa de subsídio Acolher, destinado exclusivamente ao Salutem RJ ou Regional; residentes onde houver Rede Cuidar (rede de atenção primária multiprofissional, composta por médicos) e não inscritos no Programa de Assistência Médica Domiciliar (AMDA).

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:

• Equipe multidisciplinar – O beneficiário terá à disposição uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e terapeutas.
• Avaliação Presencial – Oferece uma linha de cuidado para o beneficiário.
• Central de Atendimento – Serviço 24 horas, 7 dias da semana, para ajudar o beneficiário em caso de dúvidas ou emergência.
• Transição de Cuidado – Acompanhamento nas internações e planejamento pós-alta hospitalar, evitando novas internações.


Após a adesão ao Programa é realizada uma avaliação funcional com o beneficiário para o desenvolvimento de uma linha de cuidado personalizada. Na próxima etapa, o beneficiário é encaminhado para uma rede de atenção primária, com agendamento assegurado pelo Programa e passa a ser acompanhado por um enfermeiro, através de contatos telefônicos e visitas, conforme linha de cuidado estabelecida com o seu perfil.


(11/06/2019)