Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Conheça o novo Empréstimo FRG

A Real Grandeza lança no dia 16 de agosto o Empréstimo FRG, com facilidades e condições exclusivas para os participantes dos planos BD e CD.

Devido à elevada demanda que está sendo esperada, a Real Grandeza programou um plantão especial com horários ampliados em sua Central de Relacionamento, que funcionará sexta-feira, dia 16 de agosto, de 8 às 18 horas e no sábado, dia 17 de agosto,  de 9 às 14 horas.

Desde 2018, a Real Grandeza vem identificando uma série de desafios que poderiam comprometer a perenidade das operações de empréstimos ao participantes realizadas com recursos das carteiras de investimentos dos planos BD e CD.

Acesse aqui a seção do Empréstimo FRG no endereço eletrônico da Real Grandeza, e conheça suas principais características, seus regulamentos e uma seção de Perguntas Frequentes, que poderá ajudar a conhecer mais essa nova alternativa de aplicação dos recursos dos planos BD e CD.

Dentre esses desafios estão a significativa elevação da inadimplência dos pagamentos, que ocasionou rentabilidade negativa do segmento no mês de maio de 2019. Esse cenário também vinha sendo agravado com a exigência de novos procedimentos estabelecidos pela Resolução CMN No. 4661/18, que dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar, bem como pela implantação do limite de 30% da margem consignável da Lei No. 13.172/15.

Essas questões exigiram imediatas providências, que levaram à formatação de um novo produto de empréstimo, visando à redução dos riscos de inadimplência e maior garantia da capacidade de pagamento dos eventuais tomadores.

O Empréstimo FRG foi concebido como uma modalidade de investimento do patrimônio dos planos de benefícios previdenciários e objetiva ajudar participantes ativos e assistidos a resolver emergências financeiras ou antecipar seus sonhos e projetos. Ao mesmo tempo, como se trata de uma aplicação dos recursos dos Planos BD e CD, deve contar com processos que resguardem o patrimônio dos planos previdenciários, reduzam os riscos e garantam os padrões de segurança exigidos pela legislação.

Para isso, o novo Empréstimo FRG tem prazo determinado para quitação (72 meses no Plano BD e 60 meses no Plano CD), além de critérios mais específicos relacionados às garantias exigidas, tais como a expectativa de vida dos tomadores e o perfil do plano de benefícios a que estão vinculados. Com isso, procura-se garantir, com a devida prudência, o retorno financeiro do investimento realizado para o plano.

O novo produto é oferecido nas modalidades Pós e Prefixado. Para os participantes do Plano BD, a correção do saldo devedor é calculada pela projeção do INPC. Já para os participantes do Plano CD, a correção se dá pelo IGP-DI.

Diante das condições atuais de mercado e dos novos processos estabelecidos, os encargos financeiros do Empréstimo FRG Prefixado foram reduzidos, quando comparados com os praticados do Empréstimo Simples, resultado em taxas de juros menores para os Tomadores. Nos empréstimos Pós-fixados, esses mesmos encargos tiveram que sofrer um ajuste de 0,66% ao ano no Plano BD e 0,98% no plano CD, já que essas referências devem ser parametrizadas de acordo com a rentabilidade oferecida pelas outras alternativas que também compõem a carteiras de investimentos dos planos de benefícios.

Vale destacar que as taxas finais oferecidas pela Real Grandeza continuam extremamente competitivas e mais vantajosas para os seus participantes, em comparação com outras alternativas de crédito disponibilizadas no mercado por instituições financeiras diversas.

Em relação às taxas para cobertura de risco previstas na legislação, a nova metodologia atuarial implementada segue o procedimento adotado por outras entidades fechadas de previdência complementar, sendo a partir de agora diferenciadas por idade.

 

(13/08/2019)