Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Agosto é o mês do aleitamento materno no Brasil

O dia 1º de agosto marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre simultaneamente em 120 países, com o objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

No Brasil, o mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A importância do aleitamento materno

O leite materno é o único alimento que um bebê precisa nos seus seis primeiros meses de vida, mas o ato de amamentar nem sempre é fácil.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social.

"A criança recebe anticorpos da mãe através do aleitamento materno, se fortalece fisicamente. Além disso, há o fortalecimento emocional, pois com a amamentação ocorre uma troca de afeto, através do chamado diálogo tônico, onde a criança sacia, relaxa e, naturalmente, a mãe relaxa também. Essa interação propicia saúde e segurança para o desenvolvimento do bebê", explica Rossana Pugliese, coordenadora Pedagógica da Rede Baby Gym e autora do livro Bebê Aquático - Ed. Appris.

Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio de amamentação são estratégias importantes a nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.

Campanha de conscientização Agosto Dourado

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês).

Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

Para 2020, o tema definido foi "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável" e tem como principais objetivos:

  • Informar pessoas sobre as ligações entre a amamentação e o ambiente/mudanças climáticas. A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza;
  • Fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente. O aleitamento materno é natural, renovável e ambientalmente seguro;
  • Envolver-se com indivíduos e organizações para obter maior impacto. Proteger, promover e apoiar a amamentação aborda as desigualdades que impedem o desenvolvimento sustentável;
  • Estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação. A SMAM2020 incide sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Real Grandeza possui Sala de Apoio à Amamentação desde 2013

Desde janeiro de 2013, a Real Grandeza tem uma sala exclusiva de apoio à coleta e armazenamento de leite materno. Um espaço tranquilo e com toda a infraestrutura necessária para que as mães possam coletar e armazenar seu leite de forma correta para, no final do expediente, levar para casa e oferecer o leite materno para o bebê, não interrompendo um ato tão importante para a saúde da criança.

Por conta deste espaço, no dia 1º de agosto de 2018, durante o seminário da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Entidade foi certificada como apoiadora da iniciativa “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, do Ministério da Saúde.

Em maio de 2019, na cerimônia de lançamento da campanha de Doação de Leite Materno, a sala de apoio à amamentação da Real Grandeza foi uma das cinco salas a receber, do Ministério da Saúde, a placa de certificação da Ação de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta.

A sala fica na sede da Real Grandeza, junto à coordenação de Responsabilidade Socioambiental, no 5° andar.

Raquel Castelpoggi (à dir.), coordenadora do Programa de Responsabilidade Socioambiental da FRG, recebe homenagem do Ministério da Saúde durante cerimônia do Dia Nacional de Doação de Leite, em maio de 2019

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Pró-equidade da Real Grandeza.

+ Informações

Ministério da Saúde certifica sala de apoio à amamentação da Real Grandeza

Conheça da Sala de Apoio à Amamentação da Real Grandeza

(12/08/2020)