Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Agosto Dourado: mês do aleitamento materno no Brasil

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e as necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

O Mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017, estabelecendo ainda, que no decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações Inter setoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:

– realização de palestras e eventos;
– divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada (a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno).

Em alusão à data comemorativa, o grupo de teatro Real em Cena apresenta o vídeo Amamentação: não desista!

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno começou em 1992, com temas anuais que abordavam sistemas de saúde, mulheres e trabalho, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos.

Desde 2016 a data está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a Semana Mundial como uma importante estratégia de promoção do aleitamento materno, dando origem à atual campanha: Semana Mundial do Aleitamento Materno – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (WBW – SDG Campaign), na sigla em inglês.

As regras de distanciamento físico resultaram em menos conhecimento e oportunidades para aconselhamento em amamentação. Alguns países implementaram políticas não baseadas em evidências, como separar bebês de suas mães e desencorajaram a amamentação na suspeita de COVID-19.

Além disso, o apoio ao aleitamento por parte de grupos da comunidade não estava acessível aos pais que precisavam de ajuda por causa das restrições ao contato social.

O tema escolhido para 2022: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” está associado às áreas temáticas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destacam os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

O público-alvo da campanha, incluindo governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, precisa ser informado, educado e capacitado para fortalecer sua capacidade de fornecer e sustentar ambientes favoráveis à amamentação no mundo pós-pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, seguido de amamentação continuada, com alimentos complementares adequados, por até 2 anos ou mais. A OMS também recomenda o contato pele a pele precoce e ininterrupto, alojamento conjunto e cuidados “mãe canguru” que melhoram significativamente a sobrevida neonatal e reduzem a morbidade.

Ações realizadas pela Real Grandeza reconhecidas

Desde janeiro de 2013, a Real Grandeza tem uma sala exclusiva de apoio à coleta e armazenamento de leite materno. Um espaço tranquilo e com toda a infraestrutura necessária para que as mães possam coletar e armazenar seu leite de forma correta para, no final do expediente, levar para casa e oferecer o leite materno para o bebê, não interrompendo um ato tão importante para a saúde da criança.

Por conta deste espaço, no dia 1º de agosto de 2018, durante o seminário da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Entidade foi certificada como apoiadora da iniciativa “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, do Ministério da Saúde.

Em maio de 2019, na cerimônia de lançamento da campanha de Doação de Leite Materno, a sala de apoio à amamentação da Real Grandeza foi uma das cinco salas a receber, do Ministério da Saúde, a placa de certificação da Ação de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta.

A sala fica na sede da Real Grandeza, junto à coordenação de Responsabilidade Socioambiental, no 5° andar.

Raquel Castelpoggi (à dir.), coordenadora do Programa de Responsabilidade Socioambiental da FRG, recebe homenagem do Ministério da Saúde durante cerimônia do Dia Nacional de Doação de Leite, em maio de 2019

Já em 2021, a Real Grandeza recebeu o Certificado de Estímulo ao Aleitamento Materno, concedido pela organização Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA - World Alliance for Breastfeeding Action). O reconhecimento da organização internacional é resultado das ações realizadas durante a Semana Mundial de Amamentação.

Fonte: Ministério da Saúde

(08/08/2022)